Adelino Moreira – 100 anos

O centenário do compositor luso-brasileiro Adelino Moreira foi comemorado com uma grande festa, no dia 03/09, no Palácio São Clemente – Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, em Botafogo.

O evento contou com a presença do Ministro da Cultura de Portugal, Luis Filipe de Castro Mendes; do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Van Zeller Leitão; do Cônsul adjunto, João de Deus, além de familiares e amigos do compositor.

Para celebrar a data, os Correios lançaram um carimbo e um selo comemorativos. “Ao lançar esse selo, os Correios perpetuam agora ainda mais a genialidade desse grande compositor e instrumentista que tem mais de mil músicas, sendo mais de trezentas gravadas, e cuja arte já atravessa gerações” – afirmou Cléber Isaías Machado, Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ.

As peças filatélicas passam a fazer parte do acervo do Museu Postal, em Brasília, e o selo estará disponível para colecionadores. A cerimônia de obliteração, ato que marca a circulação do selo, foi apresentada pelo radialista Roberto Canázio. O cantor Agnaldo Timóteo e a fadista Maria Alcina abrilhantaram a festa com as obras musicais de Adelino Moreira.

Para o Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe de Castro Mendes, o compositor Adelino Moreira deixou um legado musical muito importante. “Nós portugueses conhecemos mais os intérpretes do que os autores. Por isso, se nós recordamos essas canções na voz do Nelson Gonçalves, na voz da Ângela Maria, na voz da Maria Bethânia, por vezes não lembramos o nome do autor da canção, que fez a música e a letra. Esta homenagem que o Brasil, através de seus Correios e desta homenagem filatélica, está prestando ao Adelino Moreira comove-nos como portugueses porque é um sinal de profunda ligação que nós temos na cultura” – disse o ministro.

 

Cléber Isaías Machado (Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ) e Luís Filipe de Castro Mendes (Ministro da Cultura de Portugal)

 

Cleber Isaías Machado (Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ) e Jorge Cabral (Embaixador de Portugal no Brasil)

 

Cléber Isaías Machado (Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ) e Jaime Van Zeller Leitão (Cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro)

 

Cléber Isaías Machado (Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ) e Sandra Roberta Moreira Serafim (filha de Adelino Moreira)

 

Roberto Canázio, Agnaldo Timóteo, Jaime Van Zeller Leitão (Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro), Maria Eduarda Monteiro Grillo (Consulesa), Maria Alcina, Margarida Barahona, Luís Filipe de Castro Mendes (Ministro da Cultura de Portugal), Yvonete Calabri Leite (Diretora da SBACEM), Cléber Isaías Machado (Superintendente Estadual de Operações dos Correios – RJ), Sandra Roberta Moreira Serafim (filha de Adelino Moreira), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal no Brasil), João Roberto Kelly, Fernando Alberto da Silva (Presidente da SBACEM), Luiz Carlos Prestes Filho e Márcio Do Val (Gerente de Relações Institucionais do ECAD).

 

 

 

 

 


Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *